Atingindo resultados por meio de Relacionamentos Eficazes: conheça a metodologia do Total SDI (foco em Relacionamentos Interpessoais e Gestão de Conflitos)

 

Começo compartilhando uma história bastante conhecida nos Estados Unidos: durante um temporal em Austin, Texas, em maio 1981, uma pequena mercearia, aberta ao público em menos de 1 ano, foi inundada, deixando os proprietários do negócio – que não tinham economias, nem seguro, nem estoque – sem esperanças.

Donos e empregados ficaram desesperados até que algo inesperado aconteceu. Eles vivenciaram os resultados positivos dos relacionamentos que construíram enquanto trabalhavam. Aquele dia memorável tornou-se decisivo para a continuidade de uma empresa americana que hoje é multibilionária: a Rede de Supermercados Whole-Foods.

Naquele tempo, a empresa tinha somente 19 empregados, e a maioria apareceu logo após a inundação. Era um grupo apaixonado pela visão dos proprietários, que se mobilizou ao ver os sonhos deles destruídos – sem as vendas diárias, eles não teriam como pagar os empregados, encomendar novos estoques ou repor seus equipamentos.

Enquanto tentavam salvar alguma coisa, aconteceu um fato incrível. Clientes da vizinhança começaram a aparecer para ajudar, limpando e querendo saber como poderiam ajudar.

Um dos fundadores e CEO John Mackey se lembra como eles disseram: “vamos trabalhar em vez de reclamar, não vamos deixar esse negócio morrer”.

Por quê? Por conta de que eles valorizavam o relacionamento que tinham estabelecido com a Loja – donos e empregados – no curto espaço de tempo que o Negócio funcionava. Queriam que esse Negócio inovador desse certo! Era parte da comunidade, e importava pra eles.

O mesmo aconteceu também com os fornecedores, Bancos, investidores e todos que valorizavam o relacionamento – eles apareceram para oferecer crédito ou outro tipo de ajuda para que a empresa funcionasse. E, após um mês, eles reabriram a Loja.

Segundo Mackey, aquela experiência fortaleceu a empresa como um todo. Demonstrou que todos os investidores tinham potencial para formar relacionamentos,  se comprometendo e preocupando-se intensamente. O quadro de funcionários se tornou mais íntimo e o compromisso com os clientes se aprofundou.

A Rede Whole Foods vem prosperando nos Estados Unidos por 30 anos, pelos mesmos motivos que sobreviveu àquela enchente: pelo poder dos relacionamentos.

Relacionamentos com qualquer tipo de partes interessadas são essenciais para a obtenção de resultados. E se você está construindo relacionamentos fortes nos bons tempos, sua Organização pode enfrentar qualquer tipo de tempestade.

A Base dos Pontos Fortes

Relacionamento colaborativo é a chave para equipes eficientes. A habilidade de interagir efetivamente com pessoas não é negociável. Novas metas, membros diferentes nos grupos e mudanças em suas funções, estruturas e responsabilidades são realidades que ocasionam más performances. Relacionamentos de trabalho errôneos resultam, quase sempre, em conflitos que influenciam todos os aspectos de um projeto, do planejamento aos custos.

Pessoas são complexas, o que pode fazer com que interagir com elas seja um desafio. Pode ser mesmo difícil – mas isso não precisa ser assim. Hoje em dia, os responsáveis precisam de gente que compreendam que cada um fala uma linguagem colaborativa própria. É aqui que entra o Total SDI, metodologia multiplicada por nós e por uma minoria de consultores diferenciados no mercado brasileiro e mundial.
A metodologia ajuda os gestores e a equipe entenderem suas próprias linguagens e a de outras pessoas. Fornece ainda um maior entendimento de como essas linguagens mudam durante um conflito, e assim a melhor maneira de prevenir, administrar e resolver a questão.

Dá suporte para a equipe ser bem sucedida. Dá a eles as ferramentas para ter iniciativa, inovar, e tomar decisões inteligentes. Compartilhe com sua equipe os benefícios do SDI!

Total SDI integra a comunicação de três prioridades nos negócios:

  • Pessoas – interesse por ajudar e desenvolver
  • Desempenho – interesse em ações dirigidas para a obtenção de resultados
  • Processo – interesse em estabelecer uma ordem clara e significativa

RESULTADOS ATRAVÉS DE RELACIONAMENTOS

“Recentemente vivenciamos um caso de um grande Banco Internacional que estava preocupado com o fato de que seus administradores não assumiam responsabilidade por problemas em suas Sucursais. Relatavam muitos conflitos interpessoais para o RH. O Total SDI aprimorou as habilidades interpessoais em 67%. Um estudo também mostrou que esses funcionários reduziram em 25% o tempo gasto lidando com conflitos. Quando escolheram assumir responsabilidades por situações de alto risco, interagindo e se comunicando melhor, não só melhoraram os resultados em tempo real, mas também cortaram a taxa de giro de empregados pela metade.”

O Total SDI produz resultados significativos em termos individuais e organizacionais.

Quando alguém vivencia nosso trabalho ou é Certificado pela Personal Strengths no SDI, é solicitado que foque numa situação pontual e importante. Pode ser um projeto ou uma mudança de processos.
Através do curso eles aplicam novas percepções para a situação e traçam um plano para agir proativamente. Também desenvolvem habilidades necessárias para a obtenção de melhores resultados na interação com outras pessoas, o que os deixam mais motivados.

No nível organizacional, a linguagem do Total SDI  impacta produtivamente na cultura do grupo.  Quanto mais gente compartilha a mesma linguagem, melhores são os resultados.