Seminário “A Arte de se Comunicar”

Como praticar a comunicação de forma produtiva, assertiva e respeitosa

Objetivos

Desenvolver a competência interpessoal e as habilidades comunicativas, propiciando a transmissão de informações claras, objetivas, assertivas, pontuais e precisas. Conscientizar os participantes sobre sua parcela de responsabilidade no sucesso ou no fracasso da comunicação na Organização.

  1. Refletir sobre os desafios da comunicação de negócios e como lidar com eles. Compreender como funciona o processo comunicativo nas organizações e estimular a adoção de atitudes pró-ativas e interativas.
  2. Como se comunicar com clareza, concisão, objetividade e precisão nos textos de negócio, reuniões e apresentações.
  3. Como conduzir diálogos difíceis e comunicação em situações críticas.
  4. Sensibilizar os participantes para que percebam os outros com um olhar mais amplo, que envolve o reconhecimento das diferentes motivações, expectativas e percepções. Dar dicas e promover trocas de experiências sobre o reconhecimento e manejo dos conflitos e, quando possível, preveni-los.
  5. Prepará-los para relacionarem-se melhor com todas as áreas de interface e equipes, por meio do autoconhecimento. Ao tomar conhecimento das dinâmicas comportamentais que fazem parte dos diferentes relacionamentos, é possível praticar um conjunto de técnicas que garantem interações produtivas com toda a rede de contato.
  • O que é comunicação? Construção do nosso modelo mental (nos comunicamos para nós x a comunicação é para o outro).
  • Corresponsabilidade: a nossa comunicação pode determinar o sucesso ou o fracasso do negócio.

Ferramentas de comunicação:

Comunicação escrita

  • A importância do POCCC – precisão, objetividade, clareza, coerência e concisão.
  • Estrutura de redação de e-mails e textos de negócios. 

Comunicação oral – Reuniões e Apresentações

  • Como conduzir e participar de reuniões produtivas.
  • O desafio do consenso e processo de decisão em equipe.
  • Importância de Registro – Pauta/Ata.
  • Dicas de como ser um excelente comunicador.
  • Teste: você é um bom apresentador e multiplicador de conteúdo?

Comunicação em Momentos Críticos

  • Como a comunicação pode dar suporte aos processos de mudança.
  • Comunicação em situações críticas: Técnica do CEM: Clareza, coerência e concisão / Empatia e emoção / Motivação.
  • Impactos da comunicação: palavras, tom de voz e linguagem corporal.
  • Simulação e feedback em grupo.

Conhecendo-se e conhecendo o outro por meio do SDI

  • Aplicação e interpretação do SDI – Inventário de Utilização de Energias. Trata-se de um instrumento de autoconhecimento baseado na Teoria da Consciência das Relações – um modelo de aprendizagem que ajuda as pessoas a construir relacionamentos produtivos e prevenir conflitos ao fornecer uma visão da motivação que impulsiona o comportamento.
  • Sequência de atividades que promoverão o entendimento interpessoal e favorecerão a integração e a comunicação com todos.
  • Administração de conflitos.

Como influenciar nossa rede de contatos

  • Empreste estilos entendendo a motivação de cada um.
  • Estabeleça relações de confiança.
  • Construção de um plano de aprimoramento individual.

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